sábado, 11 de junho de 2016

Flor de Crasto Branco 2013



Flor de Crasto Branco 2013, Douro, Portugal


  Quem faz este vinho é a emblemática Vinícola Quinta de Crasto, localizada na região do Douro, à margem direita do Rio Douro, sob a propriedade da família Roquette, que já detinha terras ali há mais de um século. O empreendimento nos últimos anos se modernizou e deu muita importância aos avanços tecnológicos, porém sem perder vários aspectos tradicionais, como a própria pisa em lagares, que consiste na pisa artesanal das uvas para a produção de alguns rótulos especiais.

  Produzido pelo enólogo Manuel Lobo a partir de castas autóctonas portuguesas com mais de 20 anos de idade, sendo a Rabigato, a Códega do Larinho e a Viosinho . Não passa por madeira. É um vinho de entrada da vinícola, voltado mais para o dia a dia.

  Degustado em 12/06/2016.

  Aromas bem intrigantes que me fizeram lembrar frutas amarelas cozidas, principalmente marmelo, maçãs, abacaxis e carambola, notas florais e certa mineralidade. Na boca agrada bastante, embora me pareça carecer de um pouco mais de acidez; tem uma discreta salinidade, sutil amargor e sabores bem concordantes com seus aromas. Deixa um final de boca  que me remeteu a polpa de uvas verdes meio salgadinhas. Um vinho branco interessante que me agradou. Eu já havia provado o Flor de Crasto Tinto e creio que ele mantém o bom padrão desta linha básica da vinícola. Boa combinação com camarões e peixes grelhados ou cozidos, acho que este vinho traz referências do mar, em seus aspectos degustativos, apesar de ter sido produzido a 130 km do Atlântico Norte.

Minha avaliação:

AR 88

Quanto custa:

No Brasil R$ 54,00

Nos EUA U$ 10,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!