sábado, 30 de janeiro de 2016

Chryseia, 2009


Chryseia, 2009, Douro, Portugal

  Este é um verdadeiro ícone moderno da vinicultura portuguesa, onde podemos encontrá-lo presente em praticamente todas as listas dos grandes vinhos deste país.

  Produzido pela vinícola P+S (Prats & Symington). A família Symington trabalha no Porto desde 1882,  produzindo seus famosos vinhos fortificados, vindo a assumir o controle da Warre's em 1914. Hoje seus descendentes dirigem a própria Warre's, a Down's e a Graham's produzindo grandes vinhos do Porto, já Charles Symington é um dos responsáveis pela P+S no Douro. O outro responsável é Bruno Prats, que por mais de 30 anos esteve à frente da Chateau Cos d'Esturnel em Bordeaux e por vários anos esteve dirigindo a Viña Aquitania no Chile.

  Os dois experientes enólogos se reuniram em 1998, com o intuito de produzir vinhos de alta gama na região do Douro e somando as longas vivências na produção de vinhos do Porto, aliadas às técnicas sofisticadas de produção de Bordeaux, fundaram a P+S e frutificaram este belíssimo exemplar degustado.

  Degustado em 24/02/2015.

  O vinho produzido a partir da Touriga Nacional e da Touriga Franca, estagia por carvalhos novos franceses e apresenta aroma a frutas negras, cassis e violeta, é um pouco adocicado e não é muito intenso. No paladar ele mostra para que veio, com um sabor extremamente aveludado, macio, com taninos agradáveis e madeira suave. Notas a cereja e mirtilo, estimula a salivação e faz você querer provar mais e mais. Vinho fantástico, que apenas peca um pouco pela falta de maior poder aromático.

  Minha avaliação:

  AR 95

  Quanto custa:

  Outra safra no Brasil R$ 830,00

 Nos EUA U$ 54,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!